Melville Ponds Martial Arts

Your World of Martial Arts & Fighting

KENDO: A ARTE MARCIAL SAMURAI | MINHA PRIMEIRA AULA

KENDO: A ARTE MARCIAL SAMURAI | MINHA PRIMEIRA AULA

(#86) Nesse episódio eu mostro minha primeira aula de #KENDO, que aconteceu no Shofukan ACE Saúde – Jardim da Saúde. O kendo é uma #ARTEMARCIAL japonesa inspirada nas técnicas de samurais do Japão. Kendô literamente significa “caminho da espada” em japonês. É a arte da tradicional esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais, tendo as suas origens nas diversas técnicas de luta com espada refinadas por centenas de anos de combate e estudo, o #KENJUTSU. O Kendô lida com as habilidades físicas e mentais necessárias para o confronto. O objetivo do Kendô não é apenas desenvolver a habilidade física de luta, mas também os aspectos morais e espirituais que podem eventualmente serem aplicadas na vida real. No Japão, é uma das mais disseminadas artes marciais, mas é também popular nos Estados Unidos, Coréia, Europa e também no Brasil, que tem a honra de ter alguns dos melhores Kendocas do mundo. Apesar de existir desde muito tempo, ela é considerada moderna porque foi desenvolvida a partir de técnicas tradicionais ainda mais antigas do país oriental. A prática se espalhou pelo mundo junto com os imigrantes japoneses e chegou ao Brasil por volta de 1908. O combate é feito com espadas, normalmente de bambu, e o treinamento visa o aperfeiçoamento da arte marcial, não a vitória em si. Os atletas devem atingir alguns locais do corpo do adversário (cabeça, pulso, pescoço e peito) e a vitória acontece quando o combatente consegue atingir duas vezes consecutivas um desses alvos ou três deles em cinco minutos. Há também diversas graduações na arte marcial e, durante os exames, a aplicação das técnicas de combate são observadas e julgadas.
Existem três tipos de espada: a shinai, de bambu, a bokotu, de madeira e a katana, de lâmina. No início, o atleta aprende a arte marcial utilizando a espada de bambu, que é a mais comum. A mudança de espadas normalmente acontece após as mudanças de nível dentro das graduações. Os trajes necessários para prática do kendo são o hakama (pernas) e keikogi (tronco). É necessário se atentar às cores dos trajes, já que apenas três são as permitidas. As roupas brancas normalmente são para as mulheres, o azul escuro (padrão) e o preto, este utilizado nos maiores níveis. Além das roupas, é necessário também usar uma máscara para kendo, que protege o rosto dos golpes do adversário. O bogu, a armadura, pode ser utilizada desde o começo dos treinos.
Durante os combates, os lutadores devem tentar atingir quatro regiões do adversário: a cabeça, o peito, o pescoço e o pulso. Cada uma dessas regiões vale um ponto. Entretanto, não é apenas conseguir atingir os alvos que é importante. A técnica e a qualidade do golpe também são avaliadas. Para vencer, o atleta deve atingir duas vezes consecutivas um desses alvos no adversário ou deve atingir três desses alvos em cinco minutos.
Não existem faixas de cor para diferenciar a graduação, como acontece em algumas artes marciais, como judô. As graduações do kendo são expressas como “título”. Para realizar os exames, é necessário ser federado e existem diferentes frentes que variam de acordo com a graduação pretendida. Os níveis vão 1º dan ao 8º dan, sendo esta a graduação máxima.

Shofukan ACE Saúde
Rua Diogo Freire, 307 – Jardim da Saúde – São Paulo

Link com academias que ensinam o verdadeiro Kendo no Brasil:
espiritomarcial.wordpress.com/academias-de-kendo-no-brasil

Eu sou Henrique Merloto. Tenho me dedicado as artes marciais desde 2010. Nesses anos de treinamento, já pratiquei e experimentei diversos estilos de luta, tais como Jiu Jitsu, Muay Thai, Boxe, Taekwondo, Capoeira, Kick Boxing, MMA, Aikido, Judo, Wrestling, Kung Fu, Wing Chun, Sanda, Shaolin Quan, Jeet Kune Do, Sumô, Kendo, Esgrima, HEMA, Kali, Silat, Ninjutsu, Karatê, Shotokan, Kyokushin Kai, Krav Magá, Sambo, Savate, Hapkido, além de Parkour, entre outros.
Acredito que um verdadeiro artista marcial tem que ser completo, física, técnica e mentalmente. Por esse motivo, no meu canal você verá meu estilo de vida nas artes marciais, com técnicas de combate, treinos de fortalecimento na musculação, calistenia e também dicas de alimentação saudável.

✅ SE INSCREVA E ATIVE AS NOTIFICAÇÕES 🔔
👍 CURTA ✍️ COMENTE 📢 COMPARTILHE

⚡ instagram.com/henriquemerloto
⚡ facebook.com/henrique.merloto
⚡ facebook.com/canaldomerloto

✉ EMAIL: henrique.merloto@hotmail.com